Como abrir uma empresa de consultoria sendo Engenheiro ou Arquiteto

Como abrir uma empresa de consultoria sendo Engenheiro ou Arquiteto

Muitos engenheiros e arquitetos escolhem abrir empresa de consultoria para que suas carreiras alcancem o sucesso. Abrir uma empresa é uma atividade desafiadora, mas que pode trazer benefícios na vida de um profissional.

Muito se fala que para abrir um negócio será necessário apenas força de vontade, mas investir dinheiro também é preciso, mesmo que se opte por home office.

Um bom computador, impressora e softwares serão alguns dos gastos que será feito em relação a estrutura da sua empresa.

Há também as taxas e impostos como alvará, cartão de assinatura digital, inscrição na junta comercial, consultoria em escritórios de contabilidade, sendo assim, antes de receber, muito será gasto.

Saiba como abrir empresa de consultoria!

Não se desanime, há alguns gastos ao abrir a própria empresa, mas esses desafios poderão ser transformadores e para quem busca autonomia e benefícios de trabalho, superar esses problemas não será difícil.

1 – Investimento inicial e capital de giro

O primeiro passo ao abrir uma empresa de consultoria, seja como engenheiro, seja como arquiteto, é saber qual é o investimento necessário para que esse negócio consiga nascer.

Conheça bem o investimento inicial necessário para abrir empresa de consultoria, pois saber o quanto irá gastar é muito importante para evitar dores de cabeça.

Será necessário pensar também no capital de giro da empresa e qual a quantia que tem no caixa do seu negócio. Lembre-se que o capital de giro é o dinheiro preciso para que a empresa seja mantida em funcionamento no período inicial.

As receitas não serão suficientes para manter a empresa nos primeiros meses, por isso, esse dinheiro é importante.

Como já visto, para que uma empresa seja aberta, além de muita força de vontade, também será preciso de um bom investimento para que tudo dê certo.

A dica é evitar fazer empréstimos, pois não é uma boa maneira de começar uma empresa com dívidas.

2 – Trabalho em equipe

É necessário, para a sobrevivência de uma empresa que preste consultoria de engenharia e de arquitetura, que os profissionais saibam como trabalhar em equipe.

O trabalho dessa empresa não se sustenta com apenas um profissional, a não ser que o desejo do engenheiro ou arquiteto seja ser autônomo pelo resto da vida.

Será preciso que profissionais sejam contratados para quem almeja ter uma verdadeira empresa e que a relação com esses profissionais seja boa.

É essencial para que o sucesso da empresa seja alcançado, um bom trabalho em equipe e assim será possível desenvolver bons projetos, atendimentos de qualidade dentro de prazos estabelecidos e pela boa convivência profissional.

3 – Saiba o valor do seu serviço

É comum que recém-formados em engenharia e arquitetura não saibam como precificar o seu trabalho. É uma dificuldade saber qual o preço de uma consultoria e os prazos de um projeto.

Sendo assim, saiba o valor do serviço prestado para abrir empresa de consultoria.

Ao adquirir experiências ficará mais fácil para o profissional dessa área, a expertise virá com o tempo, mas para iniciar uma empresa é preciso ter o conhecimento básico sobre esse assunto.

Não saber o real valor do serviço poderá causar grandes prejuízos, pois ao cobrar baixo por um serviço prestado, o profissional irá pagar para trabalhar, já que o prezo baixo provocará problemas.

E os preços altos poderá inviabilizar contratações e desta forma nenhum serviço será conquistado por sua empresa de consultoria.

4 – Investimento de serviço de qualidade

Preste e consultorias e desenvolva projetos de alto nível. É essencial, para conquistar o sucesso da empresa, investir em serviço que seja de qualidade.

Simples ou complexos, os projetos que forem desenvolvidos na empresa de consultoria devem ser de alto padrão de qualidade, pois eles serão bases para a construção de uma boa reputação para trabalhos de futuros projetos.

Surpreender o cliente, fazendo um ótimo serviço e a mais do que ele estiver esperando, é uma ótima maneira de torna-lo fiel ao seu negócio.

Concluindo!

Ao optar por ter o seu negócio, você não será apenas um arquiteto ou engenheiro, mas também fará a função de um empresário, por isso será necessário atentar aos detalhes técnicos.

Essas dicas são importantes para que o caminho em abrir empresa de consultoria seja de sucesso. Seu escritório de engenharia e de arquitetura precisarão de investimentos, mas com esforço tudo é possível.

Compartilhe essas dicas de como abrir empresa de consultoria de engenharia ou arquitetura em suas redes sociais!

Fechar Menu