Por que fluxo de caixa é importante para a pequena empresa?

Por que fluxo de caixa é importante para a pequena empresa?

Talvez muitos pequenos empresários desconheçam o que significa o que é Fluxo de Caixa.

No entanto, é uma expressão que denota muita importância, por isso iremos explicar o porquê fluxo de caixa é importante.

É um termo mais utilizado para quem atua na área da contabilidade ou administração, porém, é preciso que se compreenda o que é e como funciona o fluxo de caixa para que possamos manter o controle financeiro da empresa.

E manter o controle, talvez seja o lema principal do entendimento do que é fluxo de caixa, portanto, iremos explicar mais sobre o assunto, a fim de sanar todas as dúvidas.

Por que fluxo de caixa é importante para a pequena empresa?

O Fluxo de Caixa nada mais é do que um instrumento de controle financeiro que possibilita o acompanhamento das movimentações de uma empresa, tanto através da entrada (receitas) quanto através das saídas (despesas).

Sendo assim, deixamos bem claro a que se refere o “Fluxo de Caixa”, como também, podemos compreender sua importância, visto que o acompanhamento das movimentações é imprescindível.

Portanto, quando se possui um controle de todas as “entradas” e “saídas” de recursos da empresa, fica mais fácil de administrá-la, pois as decisões serão mais acertadas e pontuais.

É desta forma que o administrador toma suas decisões, baseando-se em números, e é assim que ele poderá verificar se a empresa está ou não gerando lucro e no que precisa melhorar.

Com o controle das movimentações da empresa o gestor poderá identificar quais as despesas que são desnecessárias e que podem ser diminuídas ou mesmo excluídas do fluxo de caixa.

Além disso, permite que o gestor possa analisar o momento certo de realizar determinados investimentos, sem causar quaisquer prejuízos à empresa, inclusive, o momento certo de realizar novas contratações.

Sabemos que não é fácil tomar decisões sérias em uma empresa, porém, é muito pior tomar decisões às cegas, visto que o risco de cometer um erro irreversível é muito maior.

Sendo assim, fica evidente que o fluxo de caixa é uma ferramenta extremamente importante e que precisa ser assimilada mesmo pelas pessoas que não possuem um conhecimento técnico na área de administração.

Em quais pontos o fluxo de caixa pode ser importante para a empresa?

Embora tenhamos mencionado alguns pontos de forma generalizada, é importante que saibamos quais os pontos mais específicos de que o fluxo de caixa pode ajudar em uma empresa, são eles:

Auxiliar no gerenciamento de gastos: Quando se possui uma análise correta do fluxo de caixa, é possível que se identifique gastos desnecessários e corrigi-los para gerar mais lucro;

Assegurar o controle financeiro: É com o fluxo de caixa que será possível garantir o controle das contas da sua empresa, visto que saberemos exatamente o que se gasta e o que se ganha;

Assegurar um planejamento financeiro: Conhecendo o histórico financeiro da empresa é possível realizar projeções que permitem se planejar financeiramente.

Com um planejamento financeiro é possível identificar os períodos que se têm mais lucro ou os períodos que há uma baixa nos ganhos, podendo ajudar a prever e evitar eventuais desperdícios;

Facilitar as tomadas de decisões: É com o fluxo de caixa que podemos tomar as decisões mais assertivas sem causar qualquer prejuízo para a empresa.

Conclusão

Com isso, podemos concluir que o fluxo de caixa é muito importante para o funcionamento da empresa, inclusive para determinar o momento ideal de realizar mais investimentos e obter mais lucro.

Assim, fica fácil saber a resposta para o porquê fluxo de caixa é importante para a empresa, visto que é uma forma de radiografar a saúde financeira, permitindo assim possíveis ajustes.

Fechar Menu