Você sabe como funciona o fluxo de caixa?

Você sabe como funciona o fluxo de caixa?

Neste artigo você vai entender Como funciona o fluxo de caixa em apenas 3 etapas

Sabemos como o controle financeiro é importante, por isso, saber exatamente como funciona o fluxo de caixa é algo que deve ser aprendido. Desta forma, apresentaremos o funcionamento deste em 3 etapas.

Assim, quando tratamos do fluxo de caixa de uma empresa, devemos lembrar que é uma ferramenta de controle das movimentações financeiras, ou seja, das receitas e despesas de uma empresa.

Com isso, é possível saber o que é um fluxo de caixa, porém, é importante saber como funciona exatamente, pois é uma forma de compreender mais de perto como se constrói a organização da empresa.

3 etapas para aprendermos como funciona o fluxo de caixa

Já compreendemos o que é o fluxo de caixa, visto que é a ferramenta que demonstra as formas de entrada e saída de movimentações da empresa, pois todas devem ser registradas.

Nesta perspectiva, podemos então apresentar como funciona o fluxo de caixa em três etapas, são elas:

1 – Receber pagamentos:

Quando se trata de receber pagamentos, parece ser uma das melhores e mais fáceis etapas do fluxo de caixa, porém, é importante que os pagamentos não sejam realizados de uma única forma. Isto é, é necessário possuir mais de uma forma de receber pagamento, promovendo mais flexibilidade e abrindo várias possibilidades do cliente adquirir seu produto ou serviço. Assim, com mais formas de recebimento dos pagamentos são necessárias mais formas de organizar as finanças, visto que nem sempre será pago à vista.

2 – Gerenciar o dinheiro:

Com o recebimento do dinheiro agora é hora de gerenciá-lo, pois é necessário reservar um dinheiro para pagamento de fornecedores, dos investimentos e dos custos operacionais.

3 – Fazer pagamentos:

Realizar os pagamentos em dia não só ajuda a manter uma organização no fluxo do caixa, como é uma forma de evitar possíveis problemas.

É importante esclarecer que é necessário utilizar diversas formas de pagamento. Uma delas é o cartão que pode servir para realizar pagamento de despesas diárias, podendo aumentar o crédito com o banco.

São pequenas manobras que permitem um melhor relacionamento com o banco, possibilidades futuras de se conseguir um maior crédito ou mesmo empréstimos para investimento.

Como realizar investimentos na hora certa?

Com o controle financeiro adequado é mais fácil de saber a hora exata de investirmos em mais produtos, com mais equipamentos ou com mais mão de obra.

O importante é saber que o controle da entrada e saída de recursos deve estar equilibrado, sendo possível prospectar novos passos para o crescimento de seu negócio.

Como mencionamos anteriormente, o pagamento de despesas diárias com cartão de crédito ajuda a melhorar o relacionamento com os bancos, pois irá permitir que haja um aumento do limite de crédito.

No entanto, com a melhora no relacionamento com o banco é possível que se possa realizar também financiamentos que sejam até subsidiados pelo governo, estes possuem taxas mais atrativas e maiores prazos de pagamento.

Sendo assim, é necessário ainda ter muito cuidado com os valores adquiridos e os juros da operação, visto que o controle das contas deve ser mantido para que o limite de financiamento seja cada vez maior.

Existe ainda outro fator importante que é o controle do estoque. Quando possuímos um controle do estoque é possível saber quando precisamos adquirir novos produtos ou quando fazer promoções para queimar o excedente.

O que não se pode é perder o estoque por falta de planejamento, pois até na hora de comprar, devemos ter uma noção aproximada da saída de cada item e se em caso de promoção, qual o valor máximo de desconto.

Conclusão

Desta forma, concluímos que saber sobre o controle financeiro da sua empresa é algo imprescindível para que não cheguemos ao extremo de abrir falência por uma administração ineficiente.

Concluímos, portanto, que saber como funciona o fluxo de caixa em todas as etapas é extremamente importante para manter a saúde financeira da empresa e assim prospectar um crescimento de forma mais segura.

Fechar Menu