Preciso de um Contador para fazer a declaração do imposto de renda?

Preciso de um Contador para fazer a declaração do imposto de renda?

Você sabia que o auxílio de um contador é fundamental para a fazer corretamente a declaração do imposto de renda? Neste artigo você vai entender os motivos.

A declaração do imposto de renda é uma obrigação anual que pode gerar grandes dores de cabeça para os contribuintes que não realizam o processo de maneira correta, ainda mais tendo em vista que o monitoramento da Receita Federal tem ficado cada vez mais rigoroso.

Diante disso, contar com o auxílio de um contador é fundamental para diminuir os riscos de bloqueio da declaração.

Neste artigo você vai conhecer 5 motivos pelos quais o contador é indispensável para fazer a sua declaração do imposto de renda:

1. Esclarece dúvidas

2. Evita erros e equívocos

3. Evita gastos desnecessários

4. Garante sua segurança

5. Como escolher um bom contador?

Esclarece suas principais dúvidas

Ao contratar um contador você terá a sua disposição um profissional para esclarecer todas as suas dúvidas relativas ao fisco. Aproveite para entender melhor sobre os impostos e taxas que está pagando e o que deve ou não ser declarado.

Durante o preenchimento do formulário online, você verá alguns termos técnicos. Peça para ele explicar o que significam.

Vale lembrar que caberá a você fornecer toda a documentação e informações solicitadas para a realização da declaração, assim sendo, o ideal é pedir orientações a respeito disso desde o contato inicial com esse profissional, assim terá tempo hábil para organizar tudo.

Evita erros e equívocos

Problemas de digitação, dados divergentes, omissão de rendimentos, lançamento de despesas sem comprovantes, atualização do valor de bens e apresentação de variação patrimonial incompatível com a renda são alguns dos erros mais comuns na hora de declarar o imposto de renda.

Ou seja, as chances de erros no preenchimento dos campos ou mesmo o fornecimento de informações incongruentes são grandes.

Para fazer o preenchimento correto e consistente, o que envolve muitos detalhes e informações de cunho técnico, o conhecimento e experiência do contador, bem como sua familiaridade com esse processo, são indispensáveis.

Evita gastos desnecessários

Declarações que contêm erros ou omissão de informações podem gerar multas bem altas.

Caso o contribuinte não cumpra o prazo de entrega isso também pode resultar em multas que, a depender da situação, variam entre 2% e 20%.

Evite gastos desnecessários tanto de tempo quanto de dinheiro deixando essa tarefa a cargo do contador e assim ficará livre de multas e também de recolhimentos indevidos.

Garante sua segurança

O auxílio de um profissional da área contábil trará a você a segurança de que sua declaração de imposto de renda não vai cair na malha fina, ainda mais se tratando de contribuintes que têm uma renda elevada e, portanto, precisam repassar um volume maior de informações.

Como escolher um bom contador?

Agora que já você compreendeu a importância do contador na declaração do imposto de renda , deve estar se perguntando: mas como escolher um bom contador?

Bem, o ideal é entrar em contato com um escritório de contabilidade. Antes disso, pesquise sobre a credibilidade da empresa e, se possível, busque referências de clientes que já foram atendidos pelo escritório.

E caso ainda não esteja se organizando para declarar o imposto de renda do ano seguinte, é bom iniciar essa tarefa desde agora. Afinal, você não quer atrasar, não é mesmo?

Ainda tem alguma dúvida? Entre em contato conosco e faça a sua pergunta.

URL da página

importância contador declaração imposto de renda

Deixe uma resposta

Fechar Menu
%d blogueiros gostam disto: